TEXTOS DO AUTOR

NA FONTE DO REINO DE SEGÓVIA

Paloma era apenas simpática. Até que aquela visão perto da lareira, aos 100 dias do seu nascimento, mudou os destinos de todos. E ela se tornou a mais bela do reino.

O rei George Michael não se cansava de olhar para a neném. A rainha Childa, enternecida, ao sentir o calor da princesinha junto ao peito, pensava na grandeza do Pai Criador, no estabelecer a poderosa ligação biológica e sentimental entre mãe e filha. Era uma bênção. Sabia que não seria a herdeira do trono, mas até que chegasse um homem ela seria o centro de todo carinho e atenção. E reinaria absoluta no reino do Lago Assul (não havia unanimidade na pronúncia do nome do reino, uns diziam Sul, outros diziam Azul, Childa dizia Assul).

Childa não via a hora de batizá-la. Mas George era reticente.

Três meses já se passavam e Paloma, a princesinha, não ficava nem um pinguinho mais bonita. Essa era a expectativa do rei George. Que a filhinha se aprumasse, saísse da condição de “simpática” para “bela e charmosa”, para que então fosse batizada com todas as honras da corte. Infelizmente, quando todos dizem que a filha da gente é simpática, há algo por trás... Geralmente a menina é feinha mesmo.

E o impasse persistia.  Uma longa espera por algo não sabido.

Mas a rainha Childa, além de ter um coração enorme, era também muito devota. E na noite que completava cem dias do nascimento de Paloma, após o recolhimento em prece, ela teve um sonho.

Um anjo surgiu ao lado da lareira, trazendo na mão um potinho de iogurte. E disse:

“Childa, é chegado o momento de Paloma despontar. Adoce este iogurte com o mel de melissóphullon, que brota nos vulcões extintos da cordilheira dos Andes, nos confins do Reino do Chile [o Reino do Lago Assul era muito longe do Chile]. E dê para Paloma. Em seguida, dê-lhe um banho nas águas cristalinas da fonte Leandrum do Reino de Segóvia com sabonete Eucalol, lote de outubro de 1947. É chegada a hora de Paloma se revelar ao mundo”.

E a entidade etérea desapareceu, em meio a uma fumacinha azulada, ao som da música Don’t worry, be happy.

Foram tempos de longas viagens para Childa. Mas George estava confiante.

No dia aprazado, na fonte indicada, lá estavam todos. Era o terceiro banho de Paloma, pois naquela época não era costume essa prática de desperdício de água.

Boca lambuzada de iogurte, sabonete certo, expectativa geral, eis que um milagre aconteceu aos olhos de todos!  E uma nova era de felicidade surgia para todos os súditos!  Porque eles ficavam felizes quando o casal real era venturoso.

Paloma só não se tornou a princesa mais bela do planeta porque nessa área reinavam outras princesas em locais distintos.  Os visitantes aplaudiam e dançavam. Dentre eles, Érica, a princesa mais linda do Reino de Águas Claras; Aline, a princesa mais formosa do Reino das Asas Douradas Norte. Quase me esquecia de Melissa, do Reino Nipo, uma princesinha de rara beleza,  que também participou da festa, voando e batendo palminhas de um lado para outro. Esta, às vezes, quando aterrissava, empurrava uma cadeirinha, pois ainda não sabia andar.

 

Aristides Coelho Neto, 14.7.2008

Comentários (3)

Voltar