TEXTOS DO AUTOR

LIVROS DE REVISÃO TEXTUAL: quase não há por aí

"Além da Revisão" está na FNAC, Saraiva, Cultura, KiBrasil, Travessa, Antígona, Cia. dos Livros, Mardan, Livros de Negócios, Senac-DF, com preços de R$ 42 a R$ 60,00. Veja aqui as fotos do lançamento.

O lançamento do dia 18.3.2008 transcorreu muito bem, no Café Cultural da Caixa, em Brasília. Um local agradável, com a presença de  amigos diletos e amigos-irmãos. Comprei uma caneta especialmente para autografar no dia. Por incrível que pareça, acabou a carga rapidinho. Calma! Vocês podem pensar que foram muitos e muitos autógrafos, mas tratou-se apenas de um caso de carga de origem duvidosa... Já reclamei na loja.

É fácil de se constatar que existem poucos livros na praça sobre revisão textual. Daí o impulso das pessoas em adquirir o livro, mais pela curiosidade e para engrossar o seu arsenal. Eu, por exemplo, com o título “revisão”, tenho apenas “O livro: manual de preparação e revisão”, de Ildete Oliveira Pinto, “Manual de redação e normalização textual”, de João Bosco Medeiros, “Manual de revisão e padronização de publicações”, do TSE, “Manual do revisor”, de Luiz Roberto Malta, “Revisão de provas typographicas”, de Arthur Arezio. 

Caso queira ver as fotos do lançamento, clique aqui.

Você pode comprar o livro por e-mail no próprio Senac-DF. Também pode comprar pela web (Saraiva, KiBrasil, Cultura, Livraria da Travessa etc.). Mas todas as livrarias de porte em breve terão o livro.

Quer ler uma orelha? Ei-la.

Além da revisão contém relato sobre a origem da escrita, a evolução do sistema de produção e reprodução de textos, considerações sobre o “fim do livro” e um histórico da revisão textual. Apresenta um resumo do cenário atual, abordando o clima de discussão que paira sobre as gramáticas, as mudanças a serem introduzidas com a nova reforma ortográfica, as celeumas que envolvem o nosso português, os manuais de redação, por vezes chamados ‘comandos paragramaticais’. E uma discussão à parte: o preconceito lingüístico. O capítulo que traz o conceito de revisão também trata das atribuições do revisor, dos conceitos de originais e editoração, dos erros de revisão – com exemplos curiosos e possíveis causas de erros. Tanto a norma culta da modalidade escrita quanto o emprego da oralidade encontram-se na seção que fala dos parâmetros do revisor, em que são listadas palavras dicionarizadas e palavras não-dicionarizadas. Os diversos tipos de dicionários, as gramáticas indispensáveis, os livros de referência e outras fontes de consulta são tratados no capítulo sobre instrumentos de revisão. Na abordagem do processo de revisão, apresentam-se noções de discurso gráfico, definições do editor, normas de padronização e diretrizes que norteiam a revisão, discutindo-se a definição dos limites de atuação do revisor. As etapas de uma revisão também são analisadas, assim como assuntos de suma importância para o revisor, incluindo-se os tipos de erros mais comuns e os problemas com textos escaneados. E mais: marcas de oralidade, repetições, arquivo magnético como suporte, contagem de caracteres e o chamado saneamento inicial de um texto.

O dia-a-dia do revisor é contemplado, passando-se pelas formas de intervenção no texto, o processo denominado copidesque, com exemplos de aperfeiçoamento textual. Como ilustração, há exemplos do cotidiano do revisor, em que o autor relata algumas experiências próprias. O capítulo sobre notas e referências é objetivo e prático. A parte que se refere a memórias de revisão é de caráter inédito. Visando à praticidade, são oferecidas ao leitor tabelas práticas e listagens úteis. Como complemento da teoria, disponibiliza-se capítulo com exercícios.”

Aristides, em 24.4.2008

Comentários (3)

Voltar