TEXTOS DO AUTOR

DONA ESMERALDA NA PALMA DA MÃO

A cidade fica suja com os cartazes de dona Esmeralda. Evidente que o negócio da vidente é pra lá de promissor. E está em expansão, haja vista a concorrência (ou seriam filiais?). Saiba agora que a AGEFIS também procurou por dona Esmeralda.

Dona Esmeralda, traz a pessoa amada na palma da mãoNo mês de março de 2011, dona Esmeralda, a vidente, ganhava disparado de dona Márcia, dona Daiane, índia Vanda, Jana e tantas outras. Ela conseguira, melhor do que qualquer uma,  emporcalhar a capital da República com seus cartazes de propaganda. Sem cerimônia e sem discernimento, apostando na impunidade, viam-se cartazes colados em todos os postes, por sobre todas as placas de endereçamento, por todos os tapumes, em todos os espaços possíveis. Isso para a angústia de cidadãos e técnicos que já estavam desistindo de reclamar e fazer petições às autoridades.

Os cartazes ostentavam textos sintéticos. Mas quem quisesse mais detalhes, bastava ir aos folhetos — “Se você está com problemas na sua vida, como doenças, impotência sexual, frieza, problemas amorosos, casamento em decadência, filhos problemáticos, más condições financeiras, problemas com sócios, comércio, inimigos ocultos, trabalhos feitos, dou garantia com seriedade dos meus trabalhos e solução para os seus problemas. Simpatia para todos os fins, amarração para o amor, rezas e benzimentos  para abrir caminhos, cortar olho grande. Curas espirituais, nervosismo e insônia. Trago seu amor a seus pés! Apaixonado e amarrado para sempre! Dona Esmeralda garante sigilo e honestidade absoluta. Traz a pessoa amada na palma da mão em sete dias. Búzio, tarô, águas sagradas, runas e evidências. Ligar 3327-9230”.

Flagrantes da colagem dos cartazes no Eixão Norte - 17.3.2011 - 15 horasPor falar em apaixonado e amarrado, no “Blog do Cachorro Cansado”, o blogueiro afirmava estar “amarrado”, já que sua solteirice não acabava nunca. Os internautas deram-lhe alguns conselhos, postando pérolas de criatividade, como estas duas: (1) “Caro amigo cachorro, quebre essa amarração com uma prática muito simples: não acredite nela. E enquanto não aparece a pessoa certa, divirta-se com as erradas... Não há olho gordo que resista... rs! Palavra de lagarta de fogo!”; (2) “Eu fui à tal dona Esmeralda, essa aí do endereço. Alegando razões místicas, ela vai perguntar várias vezes seu nome [...], ela tem até um caderninho onde anota os dados dos trouxas [...], e você vai ficar amarrado é no SERASA, SPC... Ai ai... eu fui lá de curiosa, e ela [...], com isso de amor, amarração... eu queria mesmo era um emprego, vou arranjar um como o dela”.

Dona Esmeralda, emporcalhando a cidadeRegistrados esses gracejos, vamos ao que interessa. Como estancar a desfaçatez de dona Esmeralda? que espalha seus cartazes como se fosse dona da cidade? Por minha conta achei que era fotografando, elaborando relatório, levando às pessoas certas, e persistindo na busca de uma ação concreta. Eis que a ação veio. Foram dificuldades mil para qualificar a dona Esmeralda, conseguir seu CPF — condição sine qua non para a abertura do processo administrativo que cada auto de infração gera. Agora dona Esmeralda está recorrendo em primeira instância. Arrisco aqui ter uma vidência também — se ela não pagar, evidente, vai para a dívida ativa. E só mais uma vidência ou evidência — se pagar e o fato gerador (emporcalhamento da cidade) permanecer, multas cumulativas. Ufa! Já era tempo!

Uma questão, no entanto, merece ser trazida à baila. Os agentes fiscais têm ou não têm medo de dona Esmeralda? daquilo que ela supostamente pode engendrar com as forças invisíveis em desfavor dos agentes públicos?, aqueles que devem zelar pela limpeza de nossa Brasília? Dona Esmeralda, afinal, tem o poder de atrapalhar a vida dos fiscais? Funcionaria a praga que rogou no dia em que foi intimada a reparar o dano que tem impingido ao patrimônio público no Distrito Federal? Vocês podem até dizer que o Congresso Nacional e filiais causam mais danos ao patrimônio que dona Esmeralda. Mas concentremo-nos nesta questão por ora. Que tipo de sentimento o “poder” de dona Esmeralda produz nas pessoas?  A força do misticismo é real?   

Há pessoas que não dão a mínima para o poder de dona Esmeralda, que retalia, atacando com os meios de que dispõe — ou pensa que dispõe. Fica nebuloso, aliás, concluir que Esmeralda é do bem, no momento em que, ao “amarrar”, ajuda um em detrimento de outro. Bem para um e mal para o outro? Ora, que iniquidade é essa?

Dona Esmeralda, até as placas de endereçamento - foto acn_1.4.2011Há, porém, pessoas religiosas, sim, que se impressionam com os poderes sobrenaturais de dona Esmeralda. E podem se sentir reféns de pessoas como ela, sejam médiuns de verdade ou charlatãs.

Vale dizer que dona Esmeralda, se fosse infalível em meio aos falíveis — que somos nós todos —, além de arrasar com os auditores-fiscais que a autuaram, ainda ajudaria os clientes a ganhar na loteria, saber de antemão os resultados dos jogos de futebol, das corridas de cavalo, e, quem sabe, daria uma força aos clientes para passar em concursos sem estudar e sem  ter mérito. Prefiro então concepções filosófico-religiosas racionais. Estas nos ajudarão a discernir e melhor entender os “poderes” de dona Esmeralda.

E me inclino aqui para uma análise espírita, exatamente porque muitos consideram dona Esmeralda espírita. Comumente, os videntes se autodenominam espíritas, promovendo confusão entre os incautos.Os espíritas verdadeiros, para quem não sabe, abominam ser confundidos com tais videntes.

Depredação do patrimônio público na Capital da República - foto acn de 6.7.2011Afirmam os espíritas que quando alguém usa de sua mediunidade para ganhar a vida, certamente está angariando problemas para o seu futuro. Dizem mais: que a pessoa de vida digna, conduta reta e pensamentos nobres, vigilante, ligada a Deus, não deve e nem pode temer absolutamente nada! Acho a afirmação bastante lógica. Acrescento, por minha conta, que somos senhores da nossa casa mental. E em nossa casa só entra quem a gente permite. Refiro-me a influências nefastas.

Feitas essas reflexões, só nos resta esperar agora que as ações perpetradas contra o descaramento de dona Esmeralda atinjam também outros sujões e sujonas de nossa cidade.

Ouvi muita gente dizer que a vidente tinha a Agência de Fiscalização do Distrito Federal na palma da mão. Conjecturas. Dona Esmeralda é que está na palma da mão dos auditores-fiscais. E penso que não nos cabe entrar na questão de se ela está ajudando ou desajudando pessoas. Estamos numa democracia. Ela conta com o livre-arbítrio. Seus clientes, acho que todos adultos, também. Só que, doravante, antes de sujar a cidade, ah!... ela vai pensar duas vezes.

 Aristides Coelho Neto, 3.6.2011

“Desconfio por princípio daqueles que lucram com seu ideal.” — Millôr Fernandes (1971)

___________________________________________

SITUAÇÃO UM MÊS MAIS TARDE

Dona Esmeralda não se intimida com multas. E continua poluindo. E sem limpar. Inscrição em dívida ativa parece não incomodá-la. Será que nós, cidadãos, estamos na palma da mão dela? Tenho feito injunções no sentido de sensibilizar todos os órgãos possíveis que possam agir nesse caso específico. Façam também a sua parte! — Aristides, em 6.7.2011

     

Comentários (3)

Voltar