REVISE SEU TEXTO

Use o poder da palavra para o bem geral.

Escreva, construa! E mande revisar seu texto: construa certo.

COMO MANTER CONTATO
Se você quer saber de preço de revisão textual para seu livro, monografia ou outro trabalho qualquer, mande uma amostra, usando revisor10@revisor10.com.br. Orçamento sem compromisso.

QUEM SOU
Sou autor do livro "Além da revisão: critérios para revisão textual" (Senac-DF, 2008), em vias de ser relançado em terceira edição, disponível nas grandes livrarias, como Saraiva, Cultura, Leitura etc. A obra está na "página inicial" (home) de meu site. Sobre o livro, clique aqui.  Já em quem sou eu, você tem uma listagem de pessoas/empresas para as quais fiz trabalhos de revisão textual.

REVISÃO TEXTUAL — procedimentos
Um trabalho, antes de ir para o prelo, deve passar por três revisões, no mínimo. A primeira é a mais pesada e sacrificial. A segunda, para conferir as emendas (aquelas efetivadas pelo diagramador). E uma terceira, chamada de pente-fino, quando são corrigidos eventuais deslizes naturais de toda diagramação. Há livros que necessitam de mais do que três. E há trabalhos que, de tão complexos, necessitam de mais de um revisor.

PAPEL DO REVISOR
Geralmente as pessoas se acham capacitadas a revisar seu próprio trabalho. Essa atitude pode gerar alguns pesares, já que, depois de um livro impresso cheio de incorreções, pouco se tem a fazer, além de se lamentar.  Tenho notícias de autor que enfurnou seus livros quando chegaram da gráfica e nunca os distribuiu a ninguém — era professor muito conhecido na cidade e teve receio das críticas.
Não raro as pessoas julgam que se bastam para revisar os próprios trabalhos. Isso não procede, embora haja exceções. Livros de professores de linguística e até livros escritos por revisores de texto devem contar com revisão de outro profissional. Quem escreve acaba por ficar insensível a erros e repetições que passam despercebidos. E o profissional de revisão textual é aquela figura isenta que vai acrescentar muito ao seu texto.
Para evitar transtornos, todos deveriam contratar um revisor. Ele geralmente dá mais brilho ao seu trabalho.

DIMENSIONAMENTO DE UM TRABALHO
Se você tem dúvidas quanto a dimensionamento de um trabalho em laudas, saiba que a lauda tem 1.400 caracteres.  Você quantifica as laudas no próprio Word, solicitando ao programa contar os caracteres com espaços.  Obtido esse número, basta dividi-lo por 1.400 para se obter o tamanho do trabalho em laudas.

AVALIAÇÃO E PREÇO
No site do Sindicato dos Jornalistas do DF você encontra, na tabela de freelance, a fixação de preço para a lauda de revisão textual. Muitos o acham impraticável. Assim, há pessoas que trabalham por 30% do valor preconizado ou até por 10% disso.
Mande seu texto. Vou avaliar se exigirá muito esforço do revisor.  E avaliar a complexidade, o teor do texto, os prazos, a quantidade de revisões necessárias. Se o trabalho vai acontecer no meio impresso ou no meio digital. E vou lhe mandar o preço.
Se você decidir por aceitar, vou fazer um papel de crítico que só enriquecerá seu trabalho, jamais desmerecendo a sua capacidade. Quem escreve tem em si a força criadora. Revisor sempre é um mero instrumento para ajudar o escrevente a aprimorar sua obra. Quem cria deve se preocupar apenas com a criação, deixando para o revisor os acertos. É uma regrinha muito prática e fácil de assimilar.
Todo esse processo envolve um diálogo significativo e benéfico, que acontece antes de se mandar publicar.  Antes, felizmente! Fico no aguardo.

Aristides Coelho Neto, 20.4.2013

Comentários (3)

Voltar