TEXTOS DO AUTOR

Qual deve ser a formação de um revisor de textos?

Essa pergunta é feita por Fabiana Cardoso Fidelis, em seu blog Fabinca. Ela ficou matutando quando viu a formação do autor de "Além da Revisão".

Além da revisão

O título é sugestivo; afinal, o que o revisor faz e, antes de tudo, como ele pensa, além de propriamente corrigir, é o que garantirá uma boa revisão textual. Uma ótima dica do Pablo, que utilizarei como material para a disciplina Revisão de Textos I da Pós-Graduação em Produção e Revisão de Textos.

Por enquanto, o que mais gostei foi de ler os textos de outros autores sobre revisão que estão inseridos entre cada capítulo – foi uma feliz idéia do autor, pois as crônicas, anedotas e ensaios permeados pelo livro dizem tanto ou mais sobre o espírito da revisão de textos do que os textos teóricos. As crônicas do Luis Fernando Verissimo colocadas aqui no blog estão no Além da revisão e por isso esta síndrome repentina de LFV.

Todo o livro parece (não o li ainda, embora o tenha folheado e lido vários trechos) ser bastante útil para um revisor de textos, mas os itens e capítulos "O clima de discussão que paira sobre as gramáticas" e o memorial do revisor me chamaram particularmente a atenção.

Está de parabéns o autor, que, segundo a orelha do livro, é formado em arquitetura (tendo especialização em Língua Portuguesa, na qual fez a monografia que resultou o livro). A discussão sobre a formação do revisor é longa, e um arquiteto com um trabalho tão interessante nos faz pensar novamente sobre o que é preciso para se tornar e ser um bom revisor de textos. Curso de Letras? Jornalismo? Nenhum curso específico? Estaria além de qualquer curso a formação do revisor de textos? O que teria a profissão de tão especial assim?

Fabiana Cardoso Fidelis

http://tzal.org/index.php?site=fabiana

Comentários (3)

Voltar